sábado, 13 de dezembro de 2008

Revelação


Atiraram-me pedras...
Fugi, sem agarrar nenhuma.

Atingiram-me com palavras...
Cobri os ouvidos com as mãos.

Empurram-me...
Deixei-me cair numa poça de lama.

Viraram-me as costas...
Virei-as também.

Atacaram-me com o olhar
Fechei os olhos.

E assim fiquei eu,
fugida,
sem ouvir,
suja e encharcada,
de costas viradas para o mundo,
de olhos fechados ao que passava à minha volta.

Até que um dia tropeçei e abri os olhos para ver onde tinha tropeçado.
Era uma das pedras que me tinham atirado.
Agarrei-a então.
A sensação foi estranha, não sei porque o fiz, sei que guardei-a e levantei-me.
Olhei para trás para ver o que nunca tinha visto.
Borboletas voavam perto de mim e flores de todas as cores nasciam no chão, com o sol a iluminar e a aquecer-me de tal forma que me apercebi que já não estava molhada.
Voltei então a casa, de olhos abertos para me guiar e não tropeçar em mais nada.
Vi pessoas a erguerem pedras e exibi a minha pedra.
Ninguém atacou.
Pelo que percebi, na altura, até estavam prestes a me convidar para alguma coisa.
Recusei fosse lá qual fosse a proposta.
Molhei-me, tirando a sujidade do corpo.
A água do chuveiro era quente ao contrário da "água" das poças.
Afinal sabia bem...
Já não dava para tremer do frio.
A sujidade saiu do meu corpo e vesti-me das cores exibidas pelas flores e pelas borboletas que eu tinha visto.
Levei a pedra comigo, escondida, como precaução.
Já via mas ainda tinha os ouvidos cobertos com as mãos de tal forma que não ouvia o que comentavam as pessoas por onde eu passava.
Os olhares, de facto, fixavam-se em mim e bocas comentavam algo sobre mim que eu não ouvia. Uma sensação de incomodo invadiu-me e cheguei a interrogar-me sobre o que comentariam elas.
Até que, alguém chegou ao pé de mim e tirou-me as mãos dos ouvidos.
Pude ouvir então o que as pessoas diziam:

"Sabes aquela miúda ali...? Nunca me tinha apercebido do quanto espectacular ela era porque ela nunca se tinha realmente revelado até hoje."


Um comentário:

  1. Reveal yourself, Vivi! :D

    Deves dar-nos mais ouvidos :)

    Agarra no teu pedregulho e ostenta-o em frente de todos =)

    ResponderExcluir